Querendo inovar no projeto da sua casa? Pois saiba que existem vários tipos de telhado que você pode escolher.
Desde os mais tradicionais em estilo colonial, até os mais modernos, que são ecológicos e tecnológicos. Há alternativas para todos os bolsos!
Com a constante evolução do ramo da construção civil, a cada dia surgem novas possibilidades para os projetos residenciais. Seja para você que deseja fazer uma casa médio padrão, de luxo, ou até mesmo, quem sabe, uma “tiny house”.
Por isso, é fundamental ficar por dentro das principais tendências na hora de fazer um projeto!
Há uma grande variedade de tipos de telhados dentro da construção civil nacional e internacional. Mais abaixo vamos falar de alguns considerados dos principais.
É sem sombra de dúvidas a alternativa mais popular no Brasil. Basicamente, ele possui uma estrutura que pode ter três ou quatro faces (às vezes mais, dependendo do projeto), que é feita em madeira.
Esse madeiramento recebe as telhas de cerâmica, que podem ser de vários modelos, sendo as mais comuns a portuguesa, francesa e colonial.
Por ser muito popular, é fácil encontrar mão de obra, bem como materiais.
A laje de concreto é outra opção muito comum entre os brasileiros. Ela pode ser tanto plana, que é a maneira mais convencional, como ter algum formato diferenciado.
Contudo, essa alternativa exige um cuidado adicional. Isso porque, como o concreto não é um material hidrofugante, é essencial fazer a impermeabilização da estrutura para evitar infiltrações.
De modo geral, não oferece um bom conforto térmico e acústico.
Também chamado de ecotelhado, é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força. Basicamente, a cobertura recebe grama e/ou plantas, e pode ter sistemas adicionais para captação da chuva.
Além de ajudar no fortalecimento do ecossistema ao redor da residência, também pode ser uma alternativa para quem deseja ter jardins ou hortas em pequenos terrenos.
No entanto, esse telhado exige a instalação de camadas drenantes sobre a laje, que precisa ter sido previamente impermeabilizada. Além disso, por conta de todas essas camadas, exige uma laje reforçada.
Uma das vantagens dessa alternativa é que ela absorve 100% da água da chuva, que pode ser usada para manutenção das plantas. Também oferece um excelente isolamento térmico e acústico.
Esse é mais um dos tipos de telhado que é famoso. A ardósia é uma rocha sedimentar usada em larga escala dentro da construção civil brasileira.
Como ela possui placas mais finas, se destaca pela baixa porosidade e alta resistência mecânica. Por conta disso, acaba sendo muito indicada para a construção de telhados.
Mais uma das vantagens do telhado de ardósia, é que ele tem uma excelente durabilidade e uma baixa manutenção que compensam o seu custo, que tende a ser mais elevado se comparado com outros materiais populares no Brasil.
Quer mais dicas para o seu projeto? Então não deixe de acompanhar o blog da Made Telhas.