Existe uma infinidade de problemas comuns em telhados. São dores de cabeça que a grande maioria dos brasileiros que ainda não passou, provavelmente vai passar.
A verdade é que, infelizmente, dentro da cultura brasileira, não é forte o hábito de contar com profissionais realmente capacitados para projetos de construções. É justamente por conta disso que uma série de situações inconvenientes surgem.
Seja na hora da obra ou alguns anos depois da conclusão dela. Além de causar uma dor de cabeça no proprietário, esse tipo de problema ainda pode doer no bolso.
A lista de problemas comuns em telhados é bem extensa, mas aqui vamos listar os 5 mais frequentes, e como você pode evitá-los. Confira!
Com toda a certeza as infiltrações estão no topo dessa lista. Elas podem acontecer por uma grande gama de fatores, sendo os mais recorrentes:
Para evitar as infiltrações, a primeira coisa a ser feita é planejar com calma a construção do telhado. Além disso, é fundamental fazer manutenções recorrentes para identificar telhas quebradas ou danificadas.
Mais um dos problemas comuns em telhados é o desgaste acelerado das telhas. Normalmente isso acontece quando se opta por um tipo de telha que não é adequado para uma determinada região.
Por exemplo, se você mora em uma região litorânea, provavelmente telhas de cerâmicas convencionais vão durar menos, por conta da ação da salinidade do ar. A tendência é que elas ressequem com mais facilidade e percam a cor rapidamente.
Logo, para esse tipo de região você deve optar por opções esmaltadas. Isso porque o esmalte ajudará a manter o brilho e a cor por mais tempo.
Outra reclamação recorrente entre boa parte dos brasileiros é a falta de vazão d’água. Ou seja, toda vez que dá uma chuvinha, a água se acumula no telhado, gerando problemas com goteiras, infiltrações e até mesmo mofo.
O fator que mais gera esse tipo de dor de cabeça é a falta de inclinação adequada para essa estrutura. De modo geral, os telhados devem ter 35% de inclinação mínimo. Contudo, essa porcentagem pode mudar conforme o tipo de telha escolhida.
Por isso, sempre verifique a inclinação da estrutura.
Esse geralmente é um problema que afeta casas, mas que boa parte das pessoas não associa ao telhado.
Os ambientes começam a esquentar demais, ou a casa parece sempre fria. Em ambas as situações, o que está afetando é a falta de isolamento térmico adequado!
Para evitar esse tipo de problema, o ideal é sempre colocar um material isolante entre o madeiramento e as telhas. Para escolher a melhor alternativa para o seu caso, você deve falar com um especialista da área.
Esse é mais um daqueles problemas comuns em telhado, e que pode ser resolvido com facilidade.
Geralmente as calhas acabam entupindo por conta do acúmulo de resíduos nas saídas. Por conta dos ventos e chuvas, é normal que folhas e gravetos se acumulem, principalmente se existem árvores por perto.
Para não ter esse tipo de problema, basta fazer a limpeza periódica delas.
Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o blog da Made Telhas!