Chegou a hora de comprar os materiais do telhado e você achou todas as telhas de cerâmica iguais? Calma, à primeira vista elas podem até ser parecidas, mas, na verdade, existem várias diferenças.
As diferenças vão desde o modelo até a indicação de uso. Além disso, existem várias “subcategorias” dentro desse grupo de telhas, como, por exemplo, as esmaltadas.
Importante ressaltar que, apesar da grande variedade, todas elas precisam atender rigorosos padrões estabelecidos por lei.
Muita gente não sabe, mas aqui no Brasil o órgão responsável pela certificação de telhas é o CCB (Centro Cerâmico do Brasil), estabelecido de acordo com a portaria Inmetro nº 658 de 17 de dezembro de 2012.
Inclusive, esses materiais precisam ter obrigatoriamente o selo de segurança do CCB, que atesta que as peças estão em conformidade com os mais altos padrões de qualidade nacionais.
Abaixo nós listamos algumas das telhas de cerâmica mais populares no Brasil, e suas principais diferenças. Confira!
É um dos modelos mais populares no Brasil. Ela possui um formato mais arredondado e pesa em média de 2,5 kg a 3,6 kg, dependendo da marca.
Outra diferença dessa alternativa em relação a outras é o rendimento. São necessárias cerca de 25 peças para cobrir um metro quadrado.
É uma espécie de evolução da telha colonial, uma vez que oferece encaixes mais modernos, que, por sua vez, garantem um encaixe mais uniforme. O rendimento é um dos grandes diferenciais dessa alternativa.
Para cobrir um metro quadrado são necessárias cerca de 17 peças. A inclinação recomendada nesse caso é de 35%, por no mínimo.
Essa é uma das telhas de cerâmica com mais rendimento. São necessárias apenas 12 peças para cobrir um metro quadrado.
Contudo, o peso médio de cada peça é de 3kg. Ou seja, exige um madeiramento mais robusto. A inclinação mínima recomendada também é de 35%.
Também é um dos modelos de telhas com maior rendimento. Em média, são necessárias cerca de 14 peças para cobrir um metro quadrado. O formato arredondado é ideal para quem busca um estilo mais tradicional.
Além disso, necessita de uma inclinação média de, no mínimo, 30%.
Para quem está em busca de uma opção mais moderna, a telha romana é uma excelente alternativa. Ela é mais achatada, e cada peça pesa em média 2,5kg.
De todas as telhas de cerâmica, ela tem um dos preços mais acessíveis do mercado. Além disso, o rendimento também chama a atenção.
São necessárias cerca de 16 peças para cobrir um metro quadrado.
Quer mais dicas para escolher telhas para a sua obra? Então não deixe de acompanhar o blog da Made Telhas.